terça-feira, 9 de outubro de 2012

IMPORTANTE - A NOVA COMPOSIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA E AS EXPECTATIVAS DO POVO (COMPARTILHEM COM O MÁXIMO DE PESSOAS POSSÍVEL)


Minha gente, em 07 de outubro os eleitores elegeram seus novos representantes na Câmara Municipal para o quadriênio 2013/2016. Foram reconduzidos todos os sete atuais vereadores que buscaram a reeleição e, com o aumento das vagas de 10 para 15, foram eleitos oito novos vereadores, ficando o nosso Legislativo assim composto: NETO BOTA, AURIMAR, BADUCA FILHO, CELSO PEREIRA, PEDRO IVO, VILMA E LOBINHO, estes reeleitos, e os novos TATO AGUILAR, JÚLIO ALVES, LORO CASTILHO, NENZÃO, CARLINHOS DA FARMÁCIA, LÊLAU, CHINA E CEARÁ DA ADEGA.
O nosso sistema eleitoral proporcional, que leva em conta a votação global do partido ou coligação e não só a votação nominal dos candidatos, deixou de fora o candidato colocado, na votação nominal, em 11º lugar, Jonas Fontes, com 917 votos e premiou o candidato eleito CEARÁ DA ADEGA que, mesmo obtendo apenas 423 votos conquistou uma cadeira, apesar de haver muitos candidatos melhores votados, três deles com mais de 700 votos, Gislaine do Gabinete com 738 votos, Valmir da Colonia com 729 e Capitão Campos Júnior com 716 votos...
Porém são essas as regras do jogo eleitoral e essa foi a escolha do povo, em uma eleição livre e democrática, e é do povo que emana todo o poder e em nome dele deve ser exercido. Assim é a fórmula da legítima democracia representativa, com o exercício pleno do poder, em nome do povo, por mandatários pelo povo escolhido, de forma direta, secreta e periódica, porém levando em conta a votação global obtida pelo partido ou pela coligação de candidato, não só sua votação nominal.
O que se espera, agora, é que os quinze vereadores eleitos exerçam os mandatos que lhes foram conferidos pelo povo, de maneira séria e responsável, começando por uma gestão de austeridade e de contenção de despesas na própria casa legislativa.
Digo isso, porque os gastos atuais da Câmara Municipal são exagerados e, embora a partir de 2005 o número de vereadores tenha sido reduzido de 17 (de 1997 a 2004) para 10 (a partir de 2005) as despesas do Legislativo, tanto as de pessoal, quanto as gerais, de 1997 a 2011, quadruplicaram sem que tenha havido uma razão plausível para isso.
Tomei conhecimento de um quadro demonstrativo dos gastos da Câmara de 1997 a 2011 e fiquei surpreso e abismado com as despesas do Legislativo. Confiram o quadro demonstrativo no final desta postagem.
Já é hora de implantar na Câmara Municipal uma linha dura de austeridade e de responsabilidade fiscal, como o Prefeito Antonio Carlos tem feito no Executivo, a ponto do nosso município ser o 6º melhor avaliado de todo o País, mas para isso precisam ser eliminadas certas mordomias atualmente existentes. É isso que o povo espera dos novos vereadores e dos futuros dirigentes da Câmara Municipal. O Legislativo, assim, estará ganhando o respeito e a admiração da comunidade.
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em recente decisão do seu Plenário, julgou inconstitucionais atos normativos que criaram diversos novos cargos de confiança, incompatíveis com as necessidades do Legislativo e dos vereadores, assessorias exageradas e dispensáveis, porém, apesar dessa decisão judicial irrecorrível, nada, absolutamente nada, foi feito para normalizar essa situação ilegal e imoral.
Não se pode admitir mais Presidência da Câmara conquistada com votos comprados, tipo "mensalão". É assim que a desmoralização do Legislativo começa e depois a Mesa Diretora fica comprometida e desacreditada. Minha gente o Supremo Tribunal Federal está dando uma magnifica lição aos políticos, condenando essa prática criminosa de compra de apoio político.
Que essa lição do STF sirva de exemplo em todo Brasil, não só em Brasília, mas em todo País, aqui também em Caraguatatuba, no Legislativo local. Vamos viver novos tempos e novos costumes. É bom para todos, é bom para o País e bom para Caraguatatuba. Apoiem e divulguem essa ideia e vamos todos ficar vigilantes!

DR. SIDNEI DE OLIVEIRA ANDRADE, 09/10/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário