terça-feira, 17 de julho de 2012


Reproduzo, aqui, estas sugestões do Programa de Governo do candidato a Prefeito de Jacareí, IZAIAS SANTANA/PSDB, que, também, podem ser implementadas em Caraguatatuba, com as adaptações peculiares da região.

SUGESTÕES PARA UM MUNICÍPIO MAIS SEGURO


É papel fundamental não apenas do Estado, mas também do Município prover forças de enfrentamento e prevenção da criminalidade.
O alarmante índice de violência que atinge nossa cidade exige atitudes ousadas, e nesse sentido a Defesa Civil e a Segurança Pública são pilares para a melhoria da condição de vida, garantindo a proteção dos direitos individuais e assegurando o exercício da cidadania. Quanto menores os índices de violência, maior é o sentimento de segurança e bem estar entre os cidadãos.
Por isso, a elaboração de um Plano Estratégico da Cidade (PEC) será de grande importância para ações integradas, visando o controle da violência e da criminalidade como elemento essencial na agenda de longo prazo, com ênfase em ações preventivas e na melhoria da qualidade do espaço urbano.
Nesse sentido, a implantação de Câmeras de Vigilância Eletrônica,sem dúvida alguma, aumentará a sensação de segurança da população e impactar a redução e inibição da criminalidade.
Por estar localizado em região metropolitana, o Município deve firmar convênio com o Ministério da Justiça para a implantação do sistema de videomonitoramento voltado à prevenção da violência e da criminalidade.
A integração será o principal benefício do projeto de segurança.
CIOSP – Centro Integrado de Operações em Segurança Pública integrará todas as formas de comunicação, sejam elas das forças municipais ou estaduais.
O cidadão que ligar para o 190 (Polícia Militar) ou 199 (Defesa Civil) será atendido por uma única central digital de ocorrência, porque estarão integradas ao sistema todas as forças estaduais, como a PM e o Corpo de Bombeiros, além da Defesa Civil Municipal. Atendida rapidamente, a ocorrência
será gravada e imediatamente viaturas com sistema de rádio digital e GPS acorrerão ao local do evento.
O CIOSP receberá também as imagens das câmaras digitais espalhadas pela cidade e integradas ao sistema de monitoramento.
Aplicativo especial acoplado ao telefone de emergência 190 permitirá o monitoramento da chamada, informando de onde ela foi originada. A identificação permitirá a redução dos trotes.
O armazenamento de informações por meio de um sistema via WEB permitirá a conexão entre policiais e agentes como se fosse uma Intranet. As informações de homicídio, assalto e sequestro serão codificadas para produção de conhecimento e tipificação de cada modalidade de infração, permitindo extrair estatísticas e tendências da criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário