quinta-feira, 26 de julho de 2012


Lendo, hoje, na “Folha de São Paulo”, na coluna Tendências/Debates (Pág.13), comentário do cientista político Ney Figueiredo, sobre um breve histórico das eleições paulistanas, que posto anexo, recordei-me da primeira eleição que o PSDB, recém fundado em 25/06/1988, participou, na qual, tendo sido um de seus fundadores, concorri, como candidato a Vereador.
Tendo eu sido Vereador em Jacareí, eleito pelo então meu partido PMDB, na legislatura 1977/1982, mudei-me para São Paulo, em 1980, para onde depois, já filiado ao PSDB, transferi o meu título e aventurei-me a disputar, nas eleições de 1988, o cargo de vereador, por uma ampla coligação formada pelo PSDB/PV/PSC/PCN/PTR, que lançou José Serra como candidato a Prefeito.
As eleições municipais de 1988 em São Paulo, disputadas em pleito único, são tidas como uma das grandes zebras do período pós-redemocratização. O candidato do então PDS Paulo Maluf liderou durante a maior parte do tempo as pesquisas, sempre aparecendo com 40%, enquanto o PMDB, fortalecido pela conquista do governo do Estado em 1986, tentava vencer a eleição na Capital após a derrota em 1985. Por fora, estava o PT, que apresentava uma ex-integrante das Ligas Camponesas da Paraíba como candidata à prefeitura, a até então desconhecida Luiza Erundina.

O candidato tucano era José Serra e o PSDB recém-criado utilizava da bandeira da ética para se diferenciar da agremiação-mãe, o PMDB. O jingle serrista trazia versos com trocadilhos feitos com o nome do candidato (Serra, serra, serra essa mamata...) e seu principal adversário era justamente o peemedebista João Leiva. A estratégia era chegar ao segundo lugar nas pesquisas e desbancar o ex-secretário do governador Quércia, canalizando os votos anti-malufistas. Mas, com a ajuda da máquina, Leiva já era o segundo colocado em outubro.

Com um Leiva estagnado e um Serra sem discurso, Erundina começa a subir nas pesquisas. A cinco dias da eleição, ela tem 19% e está empatada com o peemedebista; Maluf tem 28%.

No final, com um revertério ocorrido praticamente no dia da eleição, Erundina vence com 29,84% dos votos, seguida por Maluf que fica com 24,45%. Leiva vem a seguir com 14,17% e o tucano Serra tem 5,59%, quase empatado com o candidato do PL João Mellão, que alcança 5,39%.

Das 53 cadeiras de Vereador, o PT, e seus coligados (PCB/PC do B), elegeram 14 Vereadores, encabeçados por Eduardo Suplicy, que foi o mais votado; o PDS, de Maluf, elegeu 9, puxados por Biro Biro; o PMDB, também 9, sendo primeiro o evangélico Gilberto Nascimento; o PTB, 5; o PFL, 4; o PL, 3; e a coligação do PSDB elegeu 5 (Walter Feldman, Marcos Mendonça, Arnaldo Madeira, Gabriel Ortega e o já falecido Paulo Kobayiashi).

Eu, que aprendi muito nessas eleições de 1988, fui bem votado, algo perto de 6.000 votos, mas acabei sendo o 7º colocado do PSDB. Valeu a experiência, mas nunca mais me aventurei em disputas eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário