quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Contorno Sul de Caraguatatuba e São Sebastião


(fonte: Jornal O Vale, de 16/08/2012)

Enfim, o Governo do Estado obteve a licença ambiental do Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) para a construção do chamado Contorno Sul de Caraguatatuba e São Sebastião da Rodovia dos Tamoios. Trata-se de um trecho de 30,8 quilômetros, que ligará a Tamoios (SP 99) em Caraguatatuba a Rio-Santos (SP 55), na altura do Porto de São Sebastião.
É uma obra gigantesca, de custo estimado em 1,6 bilhões de reais, com 31 viadutos, 5 pontes e 4 tuneis, que, sem dúvida, provocará um considerável desmatamento. O Secretário do Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hjpólito Rego, já diz que "será o maior desmatamento da história", devastando 370.000 m2 de mata, e que deverá atingir 5 mil moradores (leia-se invasores) que ocupam irregularmente parte da área atingida. Também ambientalistas, entre eles Mário Mantovani da prestigiosa ONG SOS Mata Atlântica, tudo indicando que essa obra ainda enfrentará muita oposição e causará muitas polemicas...
Se assim não fosse, a construção, depois da fase licitatória, deveria ter inicio lá pelo mês de março de 2013 e deveria ser construída num prazo aproximado de 43 meses, portanto só terminaria no primeiro trimestre de 2016.
Embora eu, pessoalmente, considere essa obra de grande importância para o Litoral Norte, como também será o Contorno Norte, em direção a Ubatuba, já estou prevendo que teremos pela frente, ainda, muitas discussões, que retardarão o inicio das obras, com o enfrentamento da "fúria" dos ecologistas, liminares na justiça e outros consideráveis obstáculos, mas torço para que seja tudo superado e vença o bom senso, resolvendo esse gargalo no transito da região, extremamente prejudicial para a nossa Caraguatatuba. Esperar para ver!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário