sexta-feira, 25 de maio de 2012

AMIGOS


Hoje, amanheci pensando, outra vez, sobre aquelas pessoas poderosas, que mandam e desmandam, sem ter que dar satisfações a quem quer que seja; são os “big bosses” de grandes empresas ou ocupantes de altos cargos políticos, aos quais não faltam poder, bens ou dinheiro, porém, faltam-lhes amigos, aqueles sinceros, antigos e verdadeiros, e só vivem cercados de interesseiros e bajuladores e, por isso, são pessoas solitárias, tristes e mal humoradas. Então me veio a mente essa obra prima de Roberto e Erasmo Carlos, que fala, com grande emoção, de um verdadeiro amigo e na qual devemos meditar sempre. Todos conhecem, mas não custa repetir:
Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Amigo de tantos caminhos e tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino
Aquele que está do meu lado em qualquer caminhada
Me lembro de todas as lutas, meu bom companheiro
Você tantas vezes provou que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas
Às vezes em certos momentos difíceis da vida
Em que precisamos de alguém pra ajudar na saída
A sua palavra de força, de fé e de carinho
Me dá a certeza de que eu nunca estive sozinho
Você meu amigo de fé, meu irmão camarada
Sorriso e abraço festivo da minha chegada
Você que me diz as verdades com frases abertas
Amigo você é o mais certo das horas incertas
Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo
Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que eu tenho um grande amigo
Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que você é meu amigo
Não preciso nem dizer
Tudo isso que eu lhe digo
Mas é muito bom saber
Que eu tenho um grande amigo
Dedico esta mensagem a todos os meus velhos amigos, que se distanciaram, mas o carinho e a amizade sempre permaneceram!



Eu tenho grande prazer em participar, com alegria e satisfação, uma vez por ano, de duas confraternizações que nunca deixam de ser realizadas com companheiros e colegas de velhos caminhos e longas jornadas: uma é com meus colegas, hoje todos aposentados e septuagenários, do Grupo Tozan (atual Mitsubishi), onde, em 1962, iniciei-me como advogado. Outro, com colegas aposentados da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, onde trabalhei 15 anos, até a minha aposentadoria, em 1990. Nesses encontros sempre revejo velhos e antigos amigos e, com tristeza, vejo, a cada ano, os grupos dimunuírem com o falecimento de alguns, mas o importante é que, os que ainda ficaram, sempre se confraternizam e relembram, com sincera amizade, os velhos tempos de convivência. Hoje, infelizmente, os ambientes de trabalho já não são mais como aqueles velhos tempos; hoje, com raras exceções
vive-se uma realidade, contaminada com disputas de postos, inveja, rivalidades e fofocas e os amigos viraram só colegas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário